Tempo de leitura: 5 minutos
Calopsitas
Carinhosas, extrovertidas e engraçadas são as maiores razões pelas quais a calopsita é o pássaro pet número 1. Calopsitas assobiam muito bem, porém os machos são cantores natos, podendo dedicar suas canções à uma pessoa em especial ou até mesmo ao seu reflexo em um espelho.
Quando não estão cantando, gastam boa parte do seu tempo fuçando a comida ou procurando por diversão pela gaiola, porém também adoram passar seu tempo de descanso se aconchegando no seu dono.
Uma calopsita bem criada e saudável é um belo animal de estimação para a família e também ótimo para viver em apartamentos.
Região nativa
Calopsitas são nativas das regiões semi-áridas da Austrália, este ambiente aberto pode ser uma das razões pelas quais elas não tem o grito estridente dos papagaios originários de habitats densos de florestas tropicais. Calopsitas são fáceis de se reproduzir em cativeiro, o que as tornam aplamente disponíveis como animais de estimação com um custo menor do que a maioria das outras espécies de papagaio. Uma calopsita de estimação pode ter ocasionalmente um episódio de terror noturno, como se estivesse assustada, basta ajudá-la a encontrar seu poleiro e deixando uma luz acesa por perto.
Cuidados e alimentação
A calopsita precisa de uma gaiola espaçosa o suficiente para acomodar diversos poleiros, brinquedos, tijelas para comida e ter espaço de sobra para que batam suas asas livremente. A gaiola com abertura frontal é ideal para facilitar a manipulação da ave, especialmente se elas não tiverem suas asas aparadas. Calopsitas são pássaros sociais e adoram quando tem a oportunidade de interagir com você, seja para acariciar suas penas, conversar, ou simplesmente dividir o mesmo ambiente.
A dieta de uma calopsita saudável inclui alimentos comerciais bem como vegetais frescos e algumas sementes, elas podem viver por mais de 20 anos.
Personalidade e comportamento
As penas da crista da sua calopsita podem dizer muito sobre seu humor, quando estão retas podem significar que estão assustadas ou muito curiosas sobre algo. Uma calopsita na defensiva manterá seu topete achatado bem perto da cabeça, o que é enfatizado mais ainda se acompanhada de um assobio. Quando está relaxada, ela terá suas penas levemente abaixadas.
Brinquedos feitos para serem destruídos por bicos pequenos são perfeitos para calopsitas, assim como pedaços de papel, papelão ou até mesmo uma madeira macia são ótimos para serem “mastigados”. Calopsitas também adoram brinquedos de plástico duro com penduricalhos , os machos procuram superfícies reflexivas para assobiar.
Calopsitas adoram voar para o chão, então você terá que ser cauteloso para não pisar ou até mesmo para que não sejam feridas por outros animais de estimação como gatos e cachorros. Uma fêmea poderá procurar uma área escura para se aninhar, portanto, mantenha estas áreas sob observação ou até mesmo limitadas ao alcance de sua ave.
Sons e fala
Calopsitas são mais inclinadas a assobiar do que falar. Porém os machos tem mais chances de aprender a falar do que as fêmeas. Sua calopsita pode até criar um tipo de chamado para ter sua atenção.
Saúde
É normal que as calopsitas “espirrem” algumas vezes no dia para remover a poeira ou pêlos das narinas, que podem ser acompanhadas de alguma secreção. Se estes espirros persistirem ou a secreção não for clara, procure um veterinário especialista em aves. Calopsitas precisam de suas asas aparadas com uma certa frequência pois conseguem voar depois de pouco tempo das mesmas serem aparadas.
Um dos principais problemas de saúde das calopsitas fêmeas é a postura de ovos em excesso, o que pode esgotar o cálcio e os minerais vitais para sua saúde. Uma fêmea não precisa de um macho por perto para pôr ovos, porém os mesmos serão inférteis. Por estas e outras a fêmea precisa de cálcio extra em sua dieta. Se a calopsita tiver uma dieta rica em sementes podem sofrer de desnutrição e deficiência de vitaminas e minerais, além disso, uma dieta a base de sementes é rica em gordura, o que pode levar à uma doença hepática. Uma dieta saudável tem baixo teor de gordura e um bom equilíbrio entre vitaminas, minerais e aminoácidos, prevenindo assim diversas doenças no seu pet.
Comprando uma calopsita
As calopsitas de estimação na maioria das vezes estão disponíveis em grandes lojas de animais, lojas exclusivas de aves ou diretamente com um criador de pássaros. Se você estiver comprando um pássaro jovem, certifique-se que esteja totalmente emplumado e alimentando-se sozinho. Os sinais de uma ave saudável são o estado de alerta, penas limpas e vibrantes, olhos brilhantes e narinas limpas e sem secreção.
Calopsitas tem seu próprio gênero (Nymphicus Hollandicus) e estão relacionadas a cacatuas. Os machos tem uma coloração facilmente distinguíveis das fêmeas, pois têm uma cor mais rica, cinza e laranja brilhantes, enquanto as fêmeas tem as cores mais suaves. Em algumas mutações de cores não é possível distinguir o sexo da ave.