Tempo de leitura: 5 minutos
Ver um grande pássaro no céu pode causar grande surpresa para alguns, porém alguns dos grandes pássaros podem voar, outros não. Mesmo assim são incríveis animais, confira aqui as 10 maiores aves do mundo.
10. Albatrós Errante
Medindo entre 2,52 m a 3,35 m, o albatroz errante tem maior envergadura de qualquer pássaro. Esta grande ave é nativa do Oceano Pacífico. Existem 24 espécies diferentes de albatrozes, e pesando até 12 kg, o albatroz errante é a maior da família.
O albatroz errante se alimenta principalmente de pequenos peixes e lulas. Raramente aparece em terra firme, passa a maior parte do seu tempo planando e flutuando pela superfície do oceano.
Durante a época de reprodução, os albatrozes errantes se reúnem em colônias em ilhas remotas. Eles colocam apenas um ovo após o acasalamento. Curiosamente, o jovem albatroz fará seu primeiro vôo em poucos meses.
9. Cisne
O cisne é um grande pássaro aquático que cresce até um tamanho de 1,5 m e pesa entre 12 e 13 kg possuindo uma envergadura de até 2,4m. Eles são nativos da Europa. Eles se alimentam de vegetação aquática, insetos e pequenos peixes. Seu longo pescoço ajuda os cisnes a encontrar alimentos rapidamente sob a superfície da água.
Os cisnes são inteligentes e pouco agressivos. Eles podem lembrar de seus cuidadores e podem atacar durante a época de reprodução. São ótimos pais, cuidado bem de seus ninhos, ovos e filhotes, podendo colocar até 6 ovos após o acasalamento.
8. Pelicano dálmata
O Pelicano dálmata é uma das aves voadoras mais pesadas do mundo. Eles são nativos da Europa e do sul da Ásia. Esta ave grande cresce até um comprimento de 1,8 m e pesa entre 12 e 14 kg. A envergadura de um pelicano dálmata adulto mede até 2,7 m. São extremamente parecidos com os grandes pelicanos brancos, mas os pelicanos dálmatas são maiores.
Os peixes são os principais alimentos do pelicano dálmata. Todos os dias comem até 2 kg de peixe. A dieta do pelicano dálmata inclui peixe-gato e enguias.
7. Condor andino
O condor andino é um dos membros da família dos abutres. Este grande pássaro é encontrado nas montanhas dos Andes e costas sul-americanas. Eles atingem uma altura de 1,2 metros e pesam até 15 kgs, possuindo uma envergadura de 3 m.
Como outros abutres, os condores andinos se alimentam de cadáveres de outros animais. Este membro da família do abutre corre risco de extinção e tem uma longevidade de até 75 anos.
6. Kori
Pesando até 20 kg, a kori é a maior ave voadora do mundo, nativa da África. O macho é duas vezes mais pesado que sua fêmea. Este pássaro de 1,2 m de comprimento tem uma envergadura ampla que mede até 2,7 m.
Os insetos são seu principal alimento, tendo também como dieta lagartos, cobras e algumas sementes. O kori passa a maior parte do tempo na terra, geralmente em busca de insetos em pastagens.
5. Ema
A ema é a maior ave da América do Sul . Eles têm um comprimento de corpo entre 1,2 m e 1,3 m e pesam até 27 kg. Suas grandes asas são inúteis para voar, porém elas as usam para equilibrar seu corpo enquanto se movem, ajudando também a mudança de direção durante corridas.
Sua dieta inclui insetos, lagartos e pequenos pássaros. Assim como um avestruz, uma ema tem pernas longas e poderosas, usando-as para defesa. As fêmeas podem pôr até 50 ovos dentro de um único ninho.
4. Pinguim imperador
Os pingüins imperadores são as espécies mais altas e pesadas de pinguim . Eles só podem ser vistos na Antártida. Pingüins imperadores podem suportar até 1,1 m de altura e pesar até 45 kg. Eles viajam até 80 km em busca de comida e podem mergulhar até uma profundidade de 450 m e se alimentam principalmente de peixes, lulas e krills.
O pinguim imperador macho cuida dos ovos e durante esse período, os pinguins machos não se alimentam por dois meses. Enquanto isso as fêmeas estão em busca de comida nos oceanos abertos. Elas coletam os alimentos e os trazem de volta para regurgitar para seus filhotes.
3. Emu
Emu é a maior ave que não voa da Austrália. Eles atingem uma altura de 1,8 m e pesam até 60 kg. Eles vivem nas savanas, bosques e outras áreas florestais da Austrália. Emus alimentam-se de plantas, sementes, frutos, lagartos e outros insetos.
As longas pernas do Emu ajudam a atingir uma velocidade máxima de 50 km/h. Emus formam casais durante o verão e se reproduzem na estação mais fria. Emus colocam até 10 ovos com a cor verde escura e pesam até 450 g.
2. Casuar
Nativo das florestas tropicais da Indonésia e da Austrália, o Casuar do Sul é a segunda maior ave do mundo. Esta grande ave não voa e mede 1,55 m de altura e pesa entre 75 e 80 kg.
As pernas com três dedos do casuar são muito resistentes e grossas. Eles não podem voar, mas podem correr até uma velocidade de 50 km/h. Insetos, grama, e fungos são seus principais alimentos. Durante o verão, a fêmea põe de 8 a 10 ovos grandes e escuros. Pássaro macho incuba esses ovos por mais de 50 dias.
1. Avestruz
O avestruz é a maior ave do mundo. Na fase adulta pesa até 150 kg e tem uma altura máxima de 1,80 m. Eles também detém o recorde da maior velocidade de qualquer ave na terra e maior ovo de qualquer ave viva. Com pernas fortes, os avestruzes podem correr até uma velocidade máxima de 70 km/h. Avestruzes não voam e são nativos da África.
Avestruzes se alimentam principalmente de sementes, arbustos, frutas, flores e pequenos insetos. Eles também engolem pedrinhas para triturar alimentos no gigerium. Curiosamente, os avestruzes podem conter até 1,3 kg de pedrinhas e areia dentro de seu gigerium e podem viver sem água por vários dias.
As poderosas pernas compridas ajudam os avestruzes a atacar os predadores. Avestruzes geralmente vivem em grupos que contêm 10 a 50 aves. Uma avestruz fêmea deposita até 60 ovos em um ano.
Conheça as carinhosas calopsitas que são ótimos pets.