Tempo de leitura: 6 minutos
Quais são as frutas e legumes que seu cachorro pode ou não comer? É comum querermos agradar nossos cachorros compartilhando nossos alimentos com eles, afinal, se é seguro para nós é seguro para eles também, certo? Não necessariamente. Enquanto muitos alimentos humanos, especialmente frutas e vegetais, são perfeitamente seguros para nós, podem ser muito prejudiciais para os cães. Os cães digerem de forma diferente, e comer os alimentos errados pode levar a problemas de saúde a longo prazo, e, em casos extremos, até a morte. Como carnívoros, eles não precisam de frutas e verduras como parte de sua dieta, mas uma fruta ou vegetal ocasional é um prazer.
Fique atento para descobrir quais frutas e legumes são aceitáveis para alimentar seus cães (com moderação) e quais devem ser evitados.
Frutas e vegetais
Maçãs: Sim. As maçãs são uma excelente fonte de vitaminas A e C, bem como fibras para o seu cão. Eles são baixos em proteína e gordura, tornando-os o lanche perfeito para cães idosos. Apenas certifique-se de remover as sementes e o núcleo primeiro.
Abacate: Não. Enquanto abacate pode ser um lanche saudável para humanos, não deve ser dado aos cães. O caroço, a pele e as folhas de abacate contêm persina, uma toxina que muitas vezes causa vômitos e diarréia em cães.
Bananas: Sim. Com moderação, as bananas são um ótimo tratamento de baixa caloria para cães. Eles são ricos em potássio, vitaminas, biotina, fibra e cobre. Eles são baixos em colesterol e sódio, mas por causa de seu alto teor de açúcar, bananas devem ser dadas com moderação, não fazem parte da dieta regular do seu cão.
Brócolis: Sim, o brócolis é seguro para os cães comerem ocasionalmente em quantidades muito pequenas. É rico em fibras e vitamina C e pobre em gordura. No entanto, os floretes de brócolis contêm isotiocianatos, que podem causar irritação gástrica leve a potencialmente grave em alguns cães.
Melão: Sim. O melão é repleto de nutrientes, baixo teor calórico e uma ótima fonte de água e fibras. É, no entanto, rica em açúcar, por isso deve ser compartilhada com moderação, especialmente para os cães que estão com sobrepeso ou têm diabetes.
Cenouras: Sim. Cenouras são um excelente lanche de baixa caloria que é rico em fibras e beta-caroteno, que produz vitamina A.
Cerejas: Não. Com exceção da parte carnuda ao redor da semente, as plantas de cereja contêm cianeto e são tóxicas para os cães. O cianeto interrompe o transporte celular de oxigênio, o que significa que as células sangüíneas do seu cão não recebem oxigênio suficiente. Se o seu cão comer cerejas, fique atento a pupilas dilatadas, dificuldade em respirar e gengivas vermelhas, pois podem ser sinais de envenenamento por cianeto.
Pepinos: Sim. Os pepinos são especialmente bons para os cães com excesso de peso, pois têm pouco ou nenhum carboidrato, gordura ou óleo e podem até aumentar os níveis de energia. Eles são carregados com vitaminas K, C e B1, bem como potássio, cobre, magnésio e biotina.
Uvas: Não. As uvas e as passas provaram ser muito tóxicas para os cães, independentemente da raça, sexo ou idade. De fato, as uvas são tão tóxicas que podem levar à insuficiência renal súbita aguda.
Manga: Sim. Esta fruta de verão contém quatro diferentes vitaminas: vitaminas A, B6, C e E. Eles também têm potássio, beta-caroteno e alfa-caroteno. Apenas lembre-se, como acontece com a maioria das frutas, remova primeiro a semente.
Cebolas: Não. Cebola, alho-poró e cebolinha fazem parte de uma família de plantas chamada Allium que é venenosa para a maioria dos animais de estimação, especialmente gatos. Comer cebolas pode causar a ruptura dos glóbulos vermelhos do seu cão, e também pode causar vômitos, diarréia, dor de estômago e náusea. O envenenamento por cebolas é mais sério em raças japonesas de cães, como Akitas e Shiba Inus, mas todos os cães são muito suscetíveis a isso.
Laranjas: Sim. Laranjas são boas para os cães comerem, de acordo com veterinários. Eles também são uma excelente fonte de vitamina C, potássio e fibras, e em pequenas quantidades podem servir como guloseimas saborosas para o seu cão.
Pêssegos: Sim. Pequenas quantidades de pêssegos cortados são uma ótima fonte de fibras e vitamina A, e podem até ajudar a combater infecções, mas, assim como as cerejas, o caroço contém cianureto. Pêssegos frescos podem ser um ótimo petisco no verão.
Peras: Sim. As peras são um ótimo lanche porque são ricos em cobre, vitaminas C e K e fibras. Têm sido sugerido que comer a fruta pode reduzir o risco de ter um derrame em 50%. Só não se esqueça de cortar as peras em pedaços pequenos e remover o caroço e as sementes primeiro, pois as sementes contêm vestígios de cianeto.
Abacaxi: Sim. Alguns pedaços de abacaxi são ótimos doces para cães, contanto que o exterior espinhoso seja removido primeiro. A fruta tropical está cheia de vitaminas, minerais e fibras. Também contém bromelaína, uma enzima que facilita a absorção de proteínas pelos cães.
Batatas: Sim. Não há problema em dar ao seu cão batatas comuns de vez em quando, mas apenas se elas estiverem cozidas, já que batatas cruas podem ser ásperas. Uma batata lavada, descascada, cozida ou assada contém muito ferro para o seu cão.
Morangos: Sim. Morangos são cheios de fibras e vitamina C. Junto com isso, eles também contêm uma enzima que pode ajudar a clarear os dentes do seu cão. Eles são ricos em açúcar, por isso não se esqueça de dar-lhes com moderação.
Espinafre: Sim, os cães podem comer espinafre, mas não é um dos melhores vegetais que você gostaria de compartilhar com seu filhote. O espinafre é muito rico em ácido oxálico, que bloqueia a capacidade do organismo de absorver cálcio e pode levar a danos nos rins. Enquanto seu cão provavelmente teria que comer uma quantidade muito grande de espinafre para ter esse problema, talvez seja melhor oferecer outro vegetal.
Batata-doce: Sim. As batatas-doces contém nutrientes, incluindo fibras, beta-caroteno e vitaminas B-6 e C. Assim como com batatas comuns, apenas dê ao seu cão batata doce descascada, cozida e sem tempero.
Tomates: Não. Enquanto a fruta madura da planta de tomate (a parte vermelha que os humanos normalmente comem) é geralmente considerada segura para cães, as partes verdes da planta contêm uma substância tóxica chamada solanina. Enquanto um cão precisaria comer uma grande quantia para que ele fique doente, é melhor evitar, por segurança.
*************
Veja também nossa matéria sobre alimentação para animais idosos.