Tempo de leitura: 2 minutos
A cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada por vírus, que pode atingir cães, furões e alguns outros animais silvestes. Ela usualmente leva cães filhotes e adultos ao óbito, atingido diversos órgãos do cão, devendo-se assim evitar o contato com outros animais, não só do cachorro acometido pela doença como de seu dono também, para que não espalhe a doença para outros animais.
A importância das vacinas
As vacinas polivalentes óctupla e déctupla, que previnem a cinonome (entre outras doenças) é administrada em filhotes a partir dos 45 dias de vida, tendo mais duas ou três doses administradas com 21 dias de intervalo entre elas. Após a terceira dose, todos os cães necessitam de reforço anual, independente da idade. Sempre mantenha as vacinas do seu melhor amigo em dia para evitar doenças.
Transmissão
A cinomose pode ser espalhada para outros cães através das secreções do animal infectado, e por ser um vírus bastante resistente, mesmo se você retirar o animal doente de um ambiente o vírus poderá permanecer ali por mais alguns meses, podendo contaminar outros cães. Por isso é importante uma assepsia adequada do local para que a contaminação por cinomose não aconteça.
Quais são os sintomas?
Cinomose é uma doença complicada de ser diagnosticada, depois que o animal é infectado, ocorre um período de incubação de alguns dias. Após isso o animal apresenta febre alta, apatia, vômito, diarréia, secreções nasais em excesso, etc.
Alguns animais apresentam melhoras destes sintomas sem nenhum auxílio veterinário, porém esta melhora é somente passageira, depois disso surgem os sintomas mais graves, e isto vai depender da imunidade de cada animal.
Esta “segunda fase” da doença pode trazer os mesmos sintomas do início mas em estágio mais avançado, com dificuldade para respirar, muita secreção ocular e pneumonia. Por volta de duas semanas o cão pode começar a ficar agressivo, e com a inflamação do cérebro, ele pode vir a não reconhecer mais seus donos… podendo haver também paralisia dos músculos da face, impedindo assim o animal de ingerir líquidos ou alimentos.
O animal também pode apresentar problemas motores, dificuldade de locomoção e até a perda da capacidade de andar devido às lesões medulares e cerebrais.
E qual o tratamento da cinomose?
Na verdade o tratamento é combater as doenças e os efeitos causados pelo vírus, com a ajuda de medicamentos. A taxa de mortalidade é alta em filhotes por não terem seus sistema imunológico totalmente desenvolvido, e em animais adultos, caso haja uma melhora, haverão sequelas.
Sempre procure ajuda do seu veterinário, ele é o profissional adequado para o tratamento do seu amigo. Use somente os medicamentos receitados por ele.
———————————–
Veja também os perigos do chocolate para seu cão.